terça-feira, 8 de junho de 2010

Sardinha, miojo e tang

Taguatinga (sem sono) - Esta semana, ocorreu uma situação interessante, apesar de recorrente. Recebi um e-mail de um tio, o tio Evan (um dos favoritos), argumentando a outro tio, o tio Pedro (outro dos favoritos - aliás, todos são favoritos), sobre a competência de Dunga como técnico e jogador. Acompanho este tipo de discussão desde que me entendo por gente. Em quase todas as vezes, o tio Valter também está no meio da discussão. Nunca os vi chegar a um consenso. Nunca os vi mudar de opinião (pelo menos de maneira declarada). Nunca os vi reconhecendo que a opinião do outro é interessante e adotando-a dali para frente. Resumindo: são discussões retóricas, sem futuro.

O Tio Valter, por muitas vezes demostra sua poderosa memória. Orgulha-se de lembrar do time da Ponte Preta na semifinal do campeonato paulista de 1974 (é um exemplo, nem sei se a Ponte chegou lá neste ano). Tenho que concordar que para este tipo de coisa, sua memória é fantástica. O tio Pedro vai pelo mesmo caminho também sabe muitas escalações, principalmente de times campeões. Lembra-se dos placares e etc. Mas nunca, NUNCA, os vi convencendo um ao outro ou ao tio Evan.

Acho curioso a voracidade com a qual acontecem estas discussões. E falo de discussões no bom sentido, sem outras consequências. Esta semana o tio Evan viu uma matéria sobre o atual técnico da Costa do Marfim dizendo que para ele, Dunga e Falcão tinham a mesma capacidade dentro de campo. Pronto. O homem cresceu. Como ele não tinha o e-mail do tio Pedro, mandou e-mail para todos os familiares que ele tinha em seu catálogo de endereços, solicitando que alguém transmitisse aquela mensagem ao tio Pedro. Quase ninguém se importou. Certamente por saber que esta discussão, assim com as 98.598 anteriores, não daria em nada. Até que alguém passou a mensagem ao tio Pedro, que respondeu e conforme já esperado por 9 em cada 9: não concordou.

Não me contive e respondi:

"E eu gosto de Sardinha, Miojo e Tang!

Se o Eriksson acha que os dois eram tão bons quanto, é o gosto dele. Ao meu gosto, o Falcão agrada mais, embora concorde com o Tio Pedro a respeito da importância do Dunga jogador.

De qualquer modo, se alguém aí não gostar de sardinha, miojo ou tang. Não serei eu quem irá tentar mudar sua opinião. Cada pessoa tem seus gostos baseados em suas preferências pessoais e experiências pregressas.

O importante é saber respeitar e diferenciar o que é OPINIÃO e o que é VERDADE ABSOLUTA. Não tenho pretensão nenhuma de provar que sardinha com ovo e miojo acompanhados de um belo Tang de limão é um verdadeiro manjar dos deuses. Mas não me importa o que os outros acham. Quando eu experimento aquilo me agrada, me sinto feliz e realizado e é isso que me importa.

Penso que para cada um deveria funcionar igual: deveria ser mais importante sentir-se bem do que sentir-se aceito. Mas isso também é uma questão pessoal.

Continuarei gostando de sardinha, miojo e tang."

Hoje, ao saborear um fantástico Miojo de galinha caipira acompanhado do já manjado Tang de limão, me lembrei de tudo isso. Os gêmeos me acompanharam e eu não precisei falar NADA. Não precisei dizer que uma revista disse que Miojo era um alimento de primeira importância, não precisei alegar que o Tang de limão era muito mais saboroso do que um suco Del Valle por possuir características A ou B. Eles apenas percebem a minha satisfação e me acompanham. Nem sei se eles gostam tanto disso quanto eu, e muito menos se gostarão no futuro. Mas talvez eles tenham ficado curiosos, naquele momento, por experimentar algo que deixa o "papai" satisfeito.

Da mesma maneira, talvez o tio Evan e o tio Pedro não saibam, mas eles não precisam de discussões intermináveis, de fortes argumentos ou de uma wikipedia na memória. O simples fato de serem o que são já nos convence, já nos inspira. Apesar de pensar que falta algum brilho nesta Seleção (como o tio Pedro), torcerei incondicionalmente (como o tio Evan). Tenho certeza que outros primos pensam ou agem da mesma maneira e pelos mesmo motivos. E nem precisou de argumento algum. Tenho absoluta certeza de que não seria tão fanático por futebol se não fossem meus três heróis "cabeças dura" - tios Evan, Pedro e Valter.

Sardinha, Miojo e Tang não faltam aqui em casa.

4 comentários:

  1. Eita pequeíque, eu também não concordo e nem gosto do Ericksson, prefiro meu bom e velho NOKIA! Essa discussão tambem acompanho de longe pois não tenho a memoria dessas feras e nem a sua ao lembrar as 98.598 discussões anteriores! Não lembro nem da escalação do meu Botafogo campeão brasileiro, mas não esqueço o quanto todos são importantes pra mim, com ou sem discussões! Abraços e VIVA A SARDINHA O TANG E O MIOJO, os gêmeos têm razão!

    ResponderExcluir
  2. Fugindo completamente do assunto... fiquei impressionada com o seu talento p/escrever compadre... esse eu não conhecia....
    PARABÉNS pelo blog, pela iniciativa... adorei!

    Lu.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de sardinha, nem de miojo.....tang até que vai.

    essa é minha opinião!!!

    ResponderExcluir
  4. Rafael vc gosta de tang com vodickA E outra sua opnião não vela nda! Bom, essa discussão por meio de carta e-mailnão vale, pq o Tio Walter não poder participar e discussão de futebol sem ele não e discussão!! Até o jogo do Brasil.... so pra finalizar.... vou deixar 3 palpites sobre os proximos jogos da seleção... Brasil 2 X 0 Coreia
    Brasil 3 X 0 Costa do Marfin
    Brasil 4 X 0 Portugal de Cristiano Ronaldo.... fui!!

    ResponderExcluir

Postagens populares