segunda-feira, 7 de junho de 2010

Querer é poder?



Brasília (refletir é preciso) - Hoje estive em uma loja da qual sou cliente antigo - a Musical Novo Tempo - praticamente todo o equipamento que possuo hoje, relacionado à bateria, foi comprado lá. Gosto do pessoal da loja e, principalmente, de como sou tratado. Conheço todo mundo, do faxineiro ao proprietário há 5 anos. A loja me oferece produtos TOP, que não se encontra em qualquer loja do ramo. Mas enfim, voltemos à visita...

Saí um pouco mais cedo do trabalho e resolvi passar por lá, já que havia algum tempo desde a última visita: em fevereiro. O principal objetivo era acertar com o Hugo minha ida à Expomusic 2010, evento do qual já QUIS participar por diversas vezes, mas nunca PUDE. O pessoal de lá (Marquinho, Hugo e etc.) me chama desde 2007. Os motivos que me impediam eram diversos: rotina de trabalho, nascimento dos gêmeos, falta de dinheiro e algumas vezes era tudo isso junto. Este ano, o cenário desenhou-se bem mais favorável: rotina de trabalho mais controlada, milhas a vencer e os gêmeos bem mais tranquilos. Comecei com esta idéia em abril e cheguei à conclusão de que o melhor a fazer seria reservar e combinar tudo desde já, evitando que algum outro problema me tirasse o foco.

O pessoal da Novo Tempo é fundamental para o projeto, pois a feira não é aberta para a visitação dos curiosos, como eu, desde o primeiro dia. Os dois primeiros dias são reservados para músicos profissionais e para os lojistas. Como esta fatia do público é muito menor e é o verdadeiro foco da feira, estes dias são, sem sombra de dúvidas, os mais interessantes. Como ainda não estou a vida ganha, não tenho condições de participar nestes dois dias, por ser meio de semana (quarta e quinta-feira). Minha idéia é negociar a quinta e a sexta no trabalho e pegar pelo menos um dos dois melhores dias. Perceberam a importância do pessoal da Novo Tempo nisso tudo? Apenas músicos profissionais ou LOJISTAS poderão entrar na feira na quarta e na QUINTA. Daí, eu conto com a boa vontade e o jogo de cintura do pessoal para conseguir algum esquema para mim. Conversei com o Hugo algumas coisas corriqueiras antes de entrar no assunto principal. O Hugo ficou empolgado quando viu minha firmeza em afirmar "este ano eu vou". E já começamos a fazer planos...
- Em agosto chega um material da Pearl - disse o Hugo.
- Ótimo. Estou pensando em adicionar um tom e um surdo ao meu kit principal - respondi.
- Pô, em agosto é frio em SP - completou o Hugo ao me mostrar algumas fotos de outros anos.
- Ainda bem que este ano vai ser no fim de Setembro - eu estava totalmente por dentro das datas, já que venho reunindo informações há algum tempo.
- Em setembro!? Então é bem no fim, certo?
- É do dia 22 ao dia 26 - e eu já estava intrigado.
- Cara, meu casamento é no dia 19!

Bom nem preciso dizer que o Hugo não PODE ir à feira este ano. De qualquer forma, ele me colocará em contato com outras pessoas que vão e, de repente, poderei integrar o grupo.

Mais à diante - minhas visitas à Novo Tempo nunca duram só meia hora, como eu prometo para a Cris - o Hugo comentou sobre um camarada, o Deth Santos (@dethsantos) que está nos EUA para estudar bateria com nada mais, nada menos do que: Mr. Thomas Lang. O cara é um dos monstros da bateria atualmente. Quando o vi pela primeira vez, achei que fosse o Weckl e a maioria das pessoas que me vêem falando isso não se surpreende. O cara é sinistro. Fiquei surpreso em saber que alguém de nosso meio (BSB) teve a feliz ousadia de ir para os EUA sozinho, sem falar inglês e sem muita grana para realizar o sonho de estudar com um cara que certamente será mais uma lenda da bateria (é questão de tempo). Talvez a maior motivação do Deth tenha sido a paixão pelo instrumento, talvez sua veia aventureira tenha falado mais alto, talvez esteja vendo uma oportunidade de fazer contatos que não faria aqui em BSB ou talvez seja uma loucura, mas o que me fez refletir é o fato de que talvez ele não PUDESSE, mas QUIS. Como eu disse ao Hugo, acredito que pessoas destemidas assim vão longe. Enquanto eu estava feliz por, 3 anos depois de inicar conversas, finalmente tomar a atitude de estudar com o Maurício Barbosa, que é um grande baterista e dá aulas a 2,5 KM da minha casa, o Deth foi estudar com um cara que é referência para muitos bateristas no mundo inteiro porque assim ele QUIS e, com toda certeza, batalhou para tal.

Algumas horas depois, refletindo sobre tudo isso, me lembrei de uma conversa que tive certa vez com o grande Kiko Freitas. Encontrei com o Kiko por acaso perto do Brasília Shopping. Ele estava aqui na cidade para ministrar um curso de curta duração na Escola de Música de Brasília. Como não é todo dia que tenho a oportunidade de encontrar alguém deste "naipe" na rua, puxei assunto. Após as apresentações (que para ele era totalmente desnecessário) desenvolvemos um curto diálogo, do estacionamento até a praça de alimentação do shopping. A segunda ou terceira pergunta que o Kiko me fez ficou registrada em minha memória: "Você vive de música?" e eu, pastelão, respondi que não PODIA, que aqui em Brasília isso era muito difícil, que tinha família e fui enumerando motivos. Continuamos nosso batepapo e nos despedimos minutos depois. Naquele mesmo dia, refleti (como hoje) sobre a conversa e não tive dúvidas em enviar-lhe um e-mail voltando atrás no que havia dito. Lembro-me de ter-lhe escrito que não vivia de música por não QUERER, mas que ao contrário do que havia dito para ele, seria perfeitamente possível, desde que eu encarasse a coisa de frente, atuasse em várias frentes, enfim, agisse como muitas pessoas que hoje tem sucesso fizeram um dia. É tudo uma questão de QUERER mais do que PODER.

Este ano eu vou à Expomusic.


3 comentários:

  1. EUA com gêmeos, esposa, cachorro e 124 blusas do Fluminense é meio complicado, mas Expomusic 2010 eu botei muita fé!!! A gente pode muito mais do que às vezes acha que pode!

    Gostei do blog :)

    ResponderExcluir
  2. FODAAA!!! QUERER É PODER SIM!!!
    Vamo que vamo!!!
    Obrigado por citar este mortal!
    ABrax
    Deth Santos

    ResponderExcluir
  3. Putz...vc me deu um chacoalhão agora...sempre deixo de fazer meus cursos que amo...de dança...de fotografia...de bateria..sempre achando que tenho outras prioridades: trabalho, filho, marido, aperfeiçoamento profissional. mas e o PRAZER pessoal fica onde? quando?...um dia eu faço...um dia eu faço...não mais! eu QUERO e POSSO me dar à esses luxos! Excelente post! Valeu!

    ResponderExcluir

Postagens populares