segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mais um Brasil x Holanda

Taguatinga (de férias) - Bom pessoal, após um jogo tranquilo contra o Chile, o Brasil classificou-se para as quartas de final da Copa 2010. O adversário? A Holanda. A mesma Holanda que o Brasil enfrentou nas quartas de final em 1994 (EUA) e nas semifinais em 1998 (França). Ambos os jogos foram sofridos, apertados e, certamente por este motivo, estão na memória da maioria dos os assistiram. Inclusive na minha.

Desde que desenhou-se a possibilidade deste confronto, após o sorteio que formou os grupos para a Copa, ouço comentários comparando o, então possível, confronto aos anteriores. Eu também fazia esta comparação, mas hoje, quatro jogos depois, penso que este confronto não estará ao mesmo nível dos anteriores. O motivo? A disparidade entre os dois times é muito maior desta vez.

Em 1994, o time do Brasil tinha uma defesa sólida, um meio campo sem sal e um ataque pra lá de perigoso. O time da Holanda era muito bom, porém jovem. Jogadores como Bergkamp, Seedorf e Overmars estavam em sua primeira copa (salvo engano) e a Holanda caiu na armadilha do Brasil, que, compacto, diminuiu o espaço entre os setores e fez dois gols em ligação direta entre defesa e ataque.

Em 1998, os times eram equivalentes. A Seleção havia sido renovada e contava com alguns remanescentes, entre eles: Taffarel, Aldair, Cafu, Dunga e Bebeto. O escrete holandês manteve a base anterior e foi devidamente "apimentado" com a entrada de Kluyvert, Van Der Sar e Davids, entre outros. O jogo foi igual. Tão igual que foi para os pênaltis. E deu Brasil, que contava com um dos maiores goleiros que já vestiram a camisa 1 de nossa Seleção: Cláudio Taffarel.

Desta vez, o time da Holanda conta com alguns nomes que tem certo valor, individualmente falando. Porém, enquanto time não encanta. Nem mesmo convence. Quem assistiu aos seus jogos nesta copa, certamente viu um time que em todas as vitórias contou com o fator "circunstância". Fez um gol antes de seu adversário, enquanto este era até melhor, fechou-se e demonstrou grande dificuldade de chegar ao ataque. Nas oitavas, tivesse a Eslovaquia jogado como o fez contra a Itália (R.I.P.), o placar poderia ser desfavorável à laranja mecânica. Já a Seleção, vem numa crescente, demonstra que tem equilíbrio, com uma sólida defesa, um meio campo coeso e um ataque muito eficiente. Fez, nas oitavas de final, o que se faz um favorito: aniquilou seu adversário sem dar chances (tal qual haviam feito Alemanha e Argentina, um dia antes).

Portanto, para o confronto que veremos nestas quartas de final, entre Brasil e Holanda, não espero, sinceramente, um desfecho como nos anteriores citados acima. É claro que o futebol proporciona situações ímpares e inusitadas (e por isso é o FUTEBOL) e algumas vezes o inesperado pode acontecer. Porém acredito em mais uma vitória brasileira (com autoridade).

2 comentários:

  1. Pois é, e os caras que usam tamanco de pau estão na final da Copa 2010. E nós dançamos, graças a truculência e arrogância do sr. sabe tudo professor dunga e seus volantes jogadores de totó (ehehehe).

    Pedrão, esquecestes de citar a semifinal BrasilxHolanda em 1974. Ah, cara, eu vi esse jogo (e toda a Copa) na TV à cores Telefunken que meu pai comprou. A tecnologia estreava no Brasil naquele ano. Foi mais uma história com final triste. Como todos sabem, a famosa Laranja Mecânica, aquele timaço de Cruyff e cia. ganhou de 2x0, incontestavelemente. Mas olha que o time Brasil não era ruim. Tinha o Riva (cracaço de bola, para mim foi melhor que o Mascaradona), Jairzinho (em decadência), Marinho Bruxa (foi eleito o melhor lateral esquerdo da Copa 74, jogou depois por muito tempo no Flu), Luis Pereira (zagueirão do Palmeiras). E no banco (graças ao seu Zagallo...) um outro craque chamado Ademir da Ghia. enfim, são histórias! Abço! Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, nem foi questão de esquecimento. É que eu tenho a premissa de, aqui no blog, falar apenas do que eu vi. Mas pelo que se fala e pelo pouco de imagens que vi, realmente foi um jogão!

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postagens populares