terça-feira, 15 de junho de 2010

A Copa 2010 começou


Taguatinga (não é domingo, mas parece) - Hoje a copa 2010 começou para nós, brasileiros, não adianta falar que já rolaram vários jogos, que dois ou três foram interessantes e etc. O lance começou mesmo HOJE. O Brasil venceu, como estamos acostumados a ver em estréias, por 2 x 1 a Coréia do Norte (quem!?) e está a uma vitória das oitavas de final. Um fato que tem permeado minhas conversas sobre esta copa e, principalmente sobre a Seleção é a desconfiança do brasileiro com o nosso maior patrimônio.

A seleção do Dunga - e é dele mesmo, não adianta empurrar como "nossa" - não joga um futebol vistoso. Gosto muito mais de ver a desenvoltura e as jogadas tramadas pelo Flu de Muricy, um técnico de verdade. Mas a despeito do que produz, a seleção do Dunga ganha (e o Flu também). Desde criança, quando minha mãe me vestia todo de Brasil para ver a copa do mundo e reuníamos toda a família para assistir os jogos na casa da vovó, sou apaixonado pela camisa amarela. Não lembro, mas já era nascido quando meus tios já marmanjos choraram pela derrota em 82. Quando a Seleção de 86 foi eliminada nos pênaltis contra a França. Acompanhei diversos jogos da copa de 90, sem entender tanto e vi Maradona acabar com nosso sonho em um único lance de gênio. Em 94, já fanático, assisti nada mais nada menos do que TODOS os jogos da copa e vibrei muito com Romário e Bebeto (de quem gostava mais). Em 98 estava meio distante do futebol por causa dos diversos rebaixamentos do Flu, mas acompanhei toda a copa e também fiquei baqueado com o problema do Ronaldo na final e com Zidane acabando com o nosso time. Em 2002, torci muito para que Ronaldo arrebentasse. Passei várias madrugadas em claro assistindo os jogos das seleções que mais me interessavam. Em 2006 tinha grande expectativa pelo futebol apresentado na copa das confederações e, por isso, fiquei muito frustrado com o baixo rendimento e a nova eliminação para a França.



Tenho boas e más recordações de copas do mundo. Acompanhei algumas de muito perto e em outras vi apenas jogos do Brasil. Mas tenho várias recordações, sei de cor praticamente todos os convocados desde 94, sei os jogadores destaque de cada copa, jogos memoráveis, golaços e etc. Nesta copa de 2010, o que mais me preocupa é a frieza da torcida em relação à Seleção. Não há um craque, uma referência (Kaká seria este jogador, se não estivesse machucado). Não há uma história marcante, de superação ou algum show que nos tenha enchido de orgulho. Temos algumas vitórias sem graça sobre rivais tradicionais e alguns títulos sem muita expressão (Copa América e Copa das Confederações). Como todos os brasileiros, estou torcendo pela Seleção. Mas no meu caso, é apenas por ser a Seleção, não porque goste ou acredite na filosofia do treinador ou no que ela mostra em campo. Não adianta falar que isto é futebol moderno, que esta formação é eficiente, que ganhou tudo o que disputou. Nada disso me convence. Nada justifica que os craques tenham ficado de fora.

Meu maior medo, sem dúvidas, é guardar poucas recordações da Copa 2010. Apesar de Dunga não ter percebido, para nós, Brasileiros, ganhar ou perder faz parte. A Seleção de 82 não ganhou mas até hoje é lembrada pela FORMA com que jogou. A de 2006 idem, porém ao inverso. O que incomodou não foi perder para a França, foi a forma como a Seleção atuou. Entregue, preguiçosa, de salto alto. A Seleção não precisa ganhar, precisa nos orgulhar. E nos orgulhar, passa por exibir aos outros países o que temos de melhor: craques. Talvez, o que Dunga vai acabar provando à todos (e ele adora provar) é justamente o oposto do que pretende: Não vale tudo pela vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares