segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Conto #1

Taguatinga (cansado) - Hoje é dia do músico. Apesar de tocar bateria há 6 anos, não me considero um músico. Sou um curioso. Me autointitular "músico" seria uma ofensa aos verdadeiros músicos, que ralam à beça para difundir sua arte pelo mundo e, apesar disso, são pouco reconhecidos (e algumas vezes esquecidos).

"Contar" não é muito o meu estilo. Sou mais de dissertar. Mas desta vez, escrevi um pequeno conto em homenagem e reverência à todos os músicos. Em especial aos meus amigos músicos, a quem admiro muitíssimo. Espero que gostem.



A descoberta da estranheza

Numa tarde de primavera, a pequena garota adentra a cozinha, onde sua mãe preparava-lhe um lanche e, intrigada, lhe pede:

- Mamãe, eu queria escutar aquela música que toca no telefone, quando estamos esperando a moça atender.
- Qual música, filhinha?
- Aquela assim: "tã nãnã nãnã nãnã nã nããã". Qual o nome dela?
- Hum... Espere um pouco. Vou buscar o meu celular.
A mãe pega o telefone e na lista de "ringtones" do celular, procura dentre aqueles que já vem gravados de fábrica. Após algumas músicas, eis que aquela é encontrada.
No visor do celular, o nome: Pour Elise. Uma das músicas mais conhecidas no mundo inteiro.
- Mamãe eu adoro esta música. - diz a pequena menina.
- Que bom minha filha! - responde a mãe já tentando livrar-se da pequena curiosa.
- Quem fez esta música?
- Não sei filha.
- Como "não sabe, mamãe?". Nós ouvimos esta música o tempo inteiro!
- Ah, filha... o autor deve ser desconhecido ou foi perdido no tempo. Esta música já é de domínio público.
- O que é domínio público, mamãe?
- É quando alguma coisa deixa de ser "de uma pessoa só" e passa a ser "de todos", filha. Agora deixe-me terminar o seu lanche. Vá brincar.
E a menina saiu. Mas continuou intrigada: "Uma das músicas mais conhecidas do mundo, que está em quase todos os celulares, que é 'de todo mundo'... E sua mãe, que lhe dá todas as respostas, não sabe quem foi seu autor? Não seria, o músico, tão importante quanto a própria música? Estranho..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares