quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Pearl e eu

Taguatinga (chove, chuva...) - Como já disse em um post anterior, tenho um, digamos, "lance" com a fabricante de baterias Pinguim. É aquela coisa de primeira bateria, primeira namorada, primeiro carro, primeiro emprego e por ai vai. Porém, não posso deixar de registrar a bateria que esteve (e está) presente em quase toda a minha vida como baterista (não dá pra chamar de carreira, sou amador). Estou falando sobre a fabricante japonesa de baterias Pearl.

A Pearl é uma marca conhecida por quase todo mundo, incluindo os "não músicos". Muito disso, deve-se à popularidade desta marca entre as bandas dos anos 80. Era muito comum, naquela época, ver o nome Pearl estampado nos bumbos das bandas mais adoradas. Hoje em dia, a coisa diminuiu um pouco, dada a quantidade de marcas existentes no mercado. Entre os bateristas, a Pearl (assim como outras marcas Top), é quase uma unanimidade. Quase todos gostam e muitos dos que não gostam, não questionam a sua qualidade. A Pearl é usada por caras como Chad Smith (alguém tinha dúvidas?), Dennis Chambers (Santana), Eric Singer (Kiss, Alice Cooper), Tico Torres (Bon Jovi), Ian Paice (Deep Purple), Cláudio Infante (solo), Igor Cavalera (ex Sepultura), Haroldo Ferretti (Skank), Deth Santos (Mr. 16 notes), entre outros. Só gente grande. Daí, não é de se estranhar que um baterista novato sonhe em usar baterias de uma marca como esta. E foi assim que eu comecei minha história com a Pearl. Tá legal, não foi apenas uma questão de admiração. Quando eu estava começando a tocar, a Pearl tinha, em sua linha, uma bateria que era a solução para os meus problemas, a Pearl Rhythm Traveler, que possuía tambores rasos e "peles mudas", perfeitas para o estudo "silencioso". Como eu morava em apartamento, era disso que eu precisava...

A intenção do post é contar um pouquinho da história de cada uma das baterias da Pearl que passaram pelas minhas mãos e baquetas. Vamos a elas:


1 - Pearl Rhythm Traveler (cor: Pure White) - Esta foi a minha primeira Pearl. E a primeira Pearl a gente nunca esquece, tipo os soutiens. Ela foi a grande vilã, responsável pela venda da minha adorada Pinguim do post que citei no início... Mas eu a adorava, também. Devia ter ficado com as duas. Com esta bateria fiz uns 10 shows e muitos ensaios. Como estava começando e tinha muito gás, eu a levava todos os domingos para a casa do Paulinho (Paulo Alexandre), onde ensaiávamos. E quando chegava do ensaio eu a montava no meu AP novamente. Ou seja, toda semana, eu montava e desmontava a bateria duas vezes (pelo menos). Só quem está começando mesmo para ter este gás todo: desmonta, desce todo o equipamento por dois andares (de escada), coloca tudo no carro, roda 18 Km, tira tudo do carro, monta, ensaia, desmonta, coloca no carro, roda 18 Km de volta, sobe dois andares com a tralha toda (de escada), monta novamente. Cansei só de relembrar... Me foi muito útil esta "bichinha". Ela foi adquirida, via internet, de uma loja em SP, a Doctor Drum. Nem sei se existe mais. Vendi-a para um guitarrista de SP que estava precisando incrementar seu home estúdio.


2 - Pearl Export (cor: banca/creme) - A segunda Pearl foi adquirida quando eu ainda tinha a primeira. "Ué como você guardava as duas no AP?", vocês estão pensando. Pois é, neste meio tempo, meu sogro mudou-se para um AP maior, onde haviam dois quartos sem uso, então, a bateria ficava lá. Eu precisava desta bateria, pois apesar da RT ter um som bonito, tinha pouca potência. Daí eu precisava ter uma bateria com mais projeção de som para determinadas ocasiões (sempre criando uma necessidade para consumir...). Comprei esta bateria de um cara do RS. Ela veio em um ônibus da Real Expresso. Sozinha, tadinha! Quando a recebi, fiquei horrorizado. Era ferrugem para todos os lados. Achei que tinha rasgado dinheiro (apesar de ter pago muito barato). Passado o susto, dei um trato nela e o resultado foi muito bom. Depois de um tempo e uns três ou quatro shows (viram como eu nem precisava tanto?), vendi-a no intuito de adquirir uma bateria melhor. Ela está com o Roberto até hoje.


3 - Pearl Rhythm Traveler (cor: Jet Black) - Um dia eu estava na Novo Tempo despretensiosamente (ou não!),  quando vi esta belezinha. Na época, eu tinha a RT branca e achava a preta muito mais bonita. Como eu tinha uma grana para receber da Novo Tempo (por uns equipamentos que deixei em consignação), peguei a bateria e depois me virei para vender a branca (e não foi difícil). Para falar a verdade, apesar de achar a preta mais bonita, o som da branca era melhor. Ficou uma ponta de arrependimento. Esta bateria marcou o início da minha trajetória com a Banduka. Ela nos acompanhou por um ano, aproximadamente. Foram muitos shows. E não fez feio. Abrindo um parênteses para falar sobre o som das Pearl RT: Surpreendente. Apesar das medidas reduzidas, elas falam como baterias grandes. Com destaque para o surdo, que já foi definido por muitos como "inacreditável". Ao bumbo falta um pouco de potência, o que era resolvido com microfonação, dependendo do ambiente. Os tons podem ser afinados mais agudos (ficam parecendo timbales) ou mais graves. Usando as peles corretas, não ficam devendo em nada para tons mais profundos. A Caixa tem um som "normal", já que suas medidas são tradicionais (13"x5"). Fecha parênteses. Vendi esta batera para o Alex Ebrom, lá de Patos de Minas. Ela entrou como parte do pagamento para a próxima...


4 - Pearl Export EXR (cor: Strata Black) - Quando comprei esta bateria, estava realizando um sonho de consumo. Uma bateria numa configuração grande e flexível, que me permitia combinar: dois tons e um surdo, um tom e dois surdos, um tom e um surdo ou dois tons e dois surdos. Eu tinha uma bateria que me atendia conforme a ocasião. Fiquei extremamente satisfeito com o conjunto da obra: o acabamento que lembrava o Black Oyster, usado pelo Ringo Starr do The Beatles, o som mais pesado, o visual no palco. Enfim, para mim eu estava com a bateria definitiva. Aí... a Cris ficou grávida dos gêmeos e estávamos apertados de grana. Tínhamos que fazer um quarto para dois bebês e dois enxovais. Decidi vender todo o meu equipamento, já que teria que parar de tocar por um tempo mesmo. Vendi esta bateria para o Paulo Henrique, lá de Fortaleza. O curioso foi que tempos depois, grande Mike Terrana usou esta bateria em um workshop realizado lá no Ceará.


5 - Pearl Vision VSX (cor: Champagne Sparkle) - Comprei Ganhei esta bateria de presente de aniversário em 2008. Estou com ela até hoje e dificilmente a negociarei. Como no caso da anterior, ela me atende perfeitamente! Para show em locais pequenos, posso levar a Pinguim. No momento, estou na cola do Hugo, lá da Novo Tempo, para expandir o kit. Meu objetivo é colocar o tom de 8" (apesar de usar pouco) e o surdo de 16" (este eu vou usar muito). Foi com esta bateria que retomei minha caminhada no mundo dos tambores, após o nascimento dos gêmeos. Com ela, fiz vários shows com a Banduka e todos os shows da Cashbox. Aconteceu um lance legal, quando fiz uma gig com o Paulo Mesquita: cheguei para montar meu equipamento todo na minha e tudo mais. Quando comecei a tirar a bateria dos bags, o guitarrista e o baixista vieram correndo para vê-la e ficaram encantados. "Pô, o cara tem uma Pearl!". Nem tentei explicar que apesar de ser uma Pearl, era uma linha intermediária, que não era assim uma "Pearlll", deixei pra lá. Acho que eles sacaram que essa aí, quando está em cima do palco, tem vida própria, fala por si só.

E aí, pessoal, gostaram das minhas baterias? Tem alguma história curiosa? Comentem...

3 comentários:

  1. SOu figurinha carimbada nos seus post`s hein velho?! Obrigado por lembrar sempre de mim!

    ResponderExcluir
  2. Fala Pedrão putz du caralho, sabias palavras so corrige um lance ai dos artistas Dennis Chamber nao tocou com (davi matheus Band) e ele toca com Santana, Mike stern

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Hugo! Sempre confundo o Chambers com o Carter Beauford. Outra coisa a se ressaltar é que 2 dessas bateras eu comprei com você (RT preta e Vision) e o primeiro dono da EXR também comprou lá na Novo Tempo! Ou seja, a NT também está sempre presente...

    ResponderExcluir

Postagens populares