quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quando a TI atrapalha


Taguatinga - A Tecnologia da Informação (TI), sem dúvidas é uma grande facilitadora e habilitadora, do ponto de vista dos processos de negócios. Por meio da TI algumas ações tornaram-se possíveis e outras, corriqueiras. Porém, a contrapartida disto é a inversão de papéis, onde a TI passa de coadjuvante à figura principal. O que pode ter um preço alto.

É importante relacionar este tipo de influência ao mundo dos negócios, mas também podemos trazê-la para o cotidiano: hoje em dia, as crianças simplesmente não precisam mais saber a tabuada. Lançam mão de calculadoras, computadores ou algo que o valha. Não que estes instrumentos devam deixar de ser utilizados, porém seu uso deveria ser inserido depois que as crianças já conhecessem toda a teoria que está por trás dos cálculos que ela faz usando três ou quatro teclas. Os instrumentos citados deveriam ser vistos como uma ferramenta de apoio.

No mundo corporativo, é cada vez mais comum ver empresas adotando sistemas da moda (eficientes, é verdade) para resolver seus processos internos: ERP, SAP, CRM e etc. Muitas vezes, as pessoas que operam estes sistemas não sabem o porquê das tarefas que estão realizado e também não procuram raciocinar acerca das rotinas que realiza diariamente. O "sistema" diz quais informações são necessárias; O "sistema" sabe para onde enviar as faturas e qual o momento correto; O "sistema" deixa; O "sistema" não deixa. E todos os problemas são atribuídos ao Sistema. É muito mais fácil delegar a responsabilidade de pensar, conferir e orquestrar os procedimentos ao "sistema". O "sistema" ganha responsabilidades que não eram dele e as pessoas se livram do "ônus" de pensar.

Algumas organizações simplesmente "travam" quando seus sistemas de informação estão indisponíveis. É aí que está o perigo. É nestas horas que a TI pode atrapalhar. A chave para esta situação não está somente nas pessoas (parte extremamente importante), que podem cometer erros, ficar doentes e etc. A chave é o bom e velho PROCESSO. Somente um processo bem definido, com entradas, saídas, procedimentos e evidências especificados garantirá o funcionamento das organizações. A TI entra neste cenário como habilitadora, fornecendo ferramentas para facilitar e garantir os procedimentos. Esperar mais do que isto é o erro que pode fazer toda a diferença.

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