quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lista: Os 3 melhores Fla-Flus

Brasília (tava demorando) – Há muito tempo não fazia uma listinha. Aproveitando o 3x3 do fim de semana, vou fazer a lista dos três melhores Fla-Flus que eu vi. Fla-Flu é um jogo diferente. Quem não torce por algum dos dois times certamente não sabe do que estou falando. Não há no mundo um clássico melhor. Um clássico sempre imprevisível, não importando a fase vivida pelos times. A única coisa realmente garantida em um Fla-Flu é a emoção. Tive o prazer de assistir a muitos Fla-Flus. E o desprazer de assistir a alguns.



Nelson Rodrigues, grande escritor Tricolor, sempre fazia menção ao clássico. As tiradas de que mais gosto são:
"O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada."
"No dia da inauguração do paraíso, houve um Fla-Flu de portões abertos, e escorria gente pelas paredes."

A lista:

1. Flu 3 x 2 Fla (25/06/1995) – Este é o Fla-Flu mais lembrado até pelos banguelos flamenguistas. O Fla estava no ano de seu centenário e tinha um time galático, com Romário e Cia. O Flu estava na fila havia nove anos e tinha um time bem mais modesto, treinado por Joel Santana e comandado por Renato Gaúcho, que vinha em uma ótima seqüencia. O empate favorecia o Fla. O Flu foi para cima e virou o primeiro tempo ganhando por 2x0. No segundo tempo o jogo estava sob controle até que o Fla fez o primeiro gol. Logo depois o Flu teve um jogador expulso e levou o segundo gol. Parecia que não dava mais, certo? Errado. Aos 43 minutos do segundo tempo, Aílton fez a jogada de canto de área mais bonita de que se tem notícia e serviu Renato, que de barriga, empurrou a bola para o fundo das redes. Quando digo que o Fla-Flu é sempre emocionante... Este foi o título que mais comemorei em toda a minha vida. Fiquei rouco por uma semana inteira. Não conseguia conter a felicidade e a emoção. Lembro de todos os detalhes daquele maravilhoso dia.



2. Flu 4 x 0 Fla (15/03/2003) – A vitória do Flu neste jogo foi tão contundente, tão contundente que Renato Gaúcho (então técnico) pediu para o time não fazer mais gols, não humilhar. Júlio César, goleiro do Fla, saiu de campo chorando de desespero e vergonha. O Flu deu um olé de mais de 2 minutos no atordoado Fla, que não conseguia achar seu rumo. Fábio Bala, um jogador com passagem meteórica pelo Flu, deixou seu gol, aliás, Fábio Bala fez vários gols no Fla...


3. Flu 4 x 1 Fla (10/02/2008) – O famoso Fla-Flu do “crééééu”. Thiago Neves fez de tudo neste dia.  Fez  até chover. Chegou a demitir um jogador do Fla, que o procura até hoje (depois deste jogo, o lateral esquerdo do Fla foi emprestado e nunca mais voltou). Foi uma vitória que ficou engasgada para os burronegros rubronegros e que ficou marcada para os Tricolores. Depois deste jogo, sempre que Thiago Neves ia entrar em campo a torcida cantava: “créu, créu, créu...”. Aliás, Thiago Neves sempre terá um carinho especial da torcida Tricolor por suas atuações nos Fla-Flus.


O que seria do herói sem seu arquirrival?
 

2 comentários:

  1. Lembro de ter visto o primeiro jogo na casa de um amigo tricolor. No intervalo, entusiasmado com a vitória parcial, foi à varanda e zoou em alto e bom tom com todos seus vizinhos e familiares flamenguistas. Mandingada das boas. E a mandinga não perdoa (http://www.fuscolobo.com.br/index.php?title=da-guerra-ao-casamento&more=1&c=1&tb=1&pb=1). No segundo tempo, depois do empate do Flamengo, lembro do meu amigo chorando compulsivamente (9 anos na fila!), enquanto eu me divertia absurdamente com seu desespero. Mas não pude deixar de comemorar o gol de barriga do Renato, até porque aí foi a vez dos familiares rubronegros deste amigo ficarem com cara de choro (é sempre bom ver flamenguista chorar). Inesquecível, realmente!

    ResponderExcluir
  2. Mr Peter
    Teve um fla-flu, acho que em 78. Flu 2x1 com golaço de Cristovão, em cima daquele fla que ninguém conseguia ganhar: Zico/Adílio/Jr./Carpegianni/etc. Esse foi marcante porque o nosso Fluzão tava bem caidinho nauqle época.

    ResponderExcluir

Postagens populares