segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lista - Os 3 filmes que marcaram a minha infância

Taguatinga (é...) - Ainda no segundo grau (atual nível médio), escrevi em uma redação "...eu faço parte da geração televisão...", em uma claríssima alusão à "geração coca-cola", cantada por Renato Russo. Uma frase que foi colocada despretensiosamente (talvez um pouquinho) fez um sucesso que eu não esperava (talvez um pouquinho) a professora adorou. Rasgou elogios, disse que gostaria de trabalhar mais os meus textos, blá blá blá. Mas eu era "técnico" (como eu dizia). Estava me lixando para português, gostava mesmo era de eletrônica. E não dei a mínima para ela, por achar que não tinha o "jeito" que ela achava que eu tinha (talvez um pouquinho).

Dei esta volta inteira, para falar que vi muita televisão quando era criança. Tanto que, aos sete anos, tive que usar óculos. Passava tardes inteiras e entrava noites. Assistia tudo: Telecurso Segundo Grau, Eureca, Bom dia Brasil, Show da Xuxa, Globo Esporte, Jornal Hoje, Vale a pena ver denovo, Sessão da Tarde, Novelas, Jornal Nacional, Tela Quente... Só parava quando minha mãe me mandava ir dormir. Ia meio puto, mas ia.

Sendo assim, vou listar as obras que vi durante este tempo (até os 10 anos de idade) e que, de certa forma, marcaram alguma época para mim. São filmes que já vi várias vezes. Pelo menos umas dez vezes cada, por baixo. Vamos à lista:

1. Robocop - Tecnologia, drama, ética, american lifestyle. Tudo num filme só. Isto, sem contar a sanguinolência, que, devo confessar, gerava um certo entusiasmo na garotada. Lembro que uma vez, o Érico e eu contamos quantas mortes aconteciam durante o filme. Foram 33, salvo engano. Era muita morte para um filme que não tinha cenas de guerra, onde ocorrem mortes em massa. Mas enfim, era um filme bacana. Tanto que falaram em refilma-lo. Mas acabaram desistindo. Ainda bem, detesto remakes.


2. Indiana Jones e o Templo da Perdição - Certa vez, o tio Raimundo, nos emprestou seu video cassete, que era novidade na época. Acredito que ficamos com o video cassete por umas duas ou três semanas. A única fita  que tínhamos em casa era justamente esta. Então, acredito que passei duas ou três semanas vendo o filme todos os dias. Lembro-me que cheguei a decorar as falas. Sobre o filme, nem o que falar, né? Um clássico total... Talvez o melhor da trilogia, que não é mais trilogia desde esse último caça níquel, que fizeram depois.


3. Um Tira da Pesada - O personagem Axel Foley despertava o desejo de ser policial na garotada. Muito carismático, competente, sortudo, valente, bom de briga. Um verdadeiro herói. Assistíamos ao filme e depois brincávamos de "Um tira da Pesada", simulando algumas cenas do filme e inventando outras. Há uns dois meses assisti ao filme novamente e tive certeza: marcou época.


Galera, esta lista nasceu com uns oito filmes. Reduzir à três foi dureza. Praticamente fechei os olhos e escolhi. Nem fiquei pensando muito senão acabaria aumentado a lista para cinco... Quero conhecer os filmes que marcaram a vida de vocês também. Comentem!!

4 comentários:

  1. Otimos filmes Pedro... me amarro tbm no "Robocop" e do "Um Tira da Pesada", só não curto mto o Indianas Jones... rs

    Ta ae!!

    O Exterminador do Futuro
    Máquina Mortífera
    The Crow (de 94)

    ResponderExcluir
  2. Então... boas lembranças essas... realmente a "Geração TV" fez parte da minha infância.
    Sobre os filmes, tem vários filmes que marcaram as tardes da Sessão da Tarde, matinês, etc... como Curtindo a Vida Adoidado, Um Tira da Pesada, Porkys (o 1º filme mais "ousado" que vi), Indiana Jones, Mad Max, Rambo, Rocky, Tubarão (gelava de medo, mas toda vez que passava eu assistia), Rambo, fora a moda de filmes de luta ("O Grande Dragão Branco", "Retroceder Nunca, Render-se Jamais", etc).
    Mas os 3 mais: Curtindo a Vida Adoidado, Um Tira da Pesada e Tubarão!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Velhos tempos, onde faltava tecnologia e sobrava criatividade.

    É difícil, mas aí vai os meus três:

    De volta para o Futuro I - (trilha sonora show)

    http://4.bp.blogspot.com/_deIypGA-CJI/TFCZNKjtA3I/AAAAAAAAFiw/b9s_Z8cTulg/s1600/20080606050212_de-volta-para-o-futuro.jpg

    Curtindo a vida a doidado

    http://2.bp.blogspot.com/_aOTRrteNFYc/S_Cq8rPZkzI/AAAAAAAAAIA/MlKi32ZVejM/s1600/1401311_4.jpg

    O grande Dragão Branco

    http://3.bp.blogspot.com/_0NbxCzqVsTc/SgJSEBXe4fI/AAAAAAAAAUo/7lfsHjGTVvU/s400/VAN+DAME.jpg

    ResponderExcluir
  4. são muitos...mas o mais mais são: Grease - Nos tempos da brilhantina; Superman e Flash Gordon...

    ótimo post...quero saber os outros da lista

    ResponderExcluir

Postagens populares