segunda-feira, 12 de março de 2012

All in


Brasília (arroz e feijão, meus queridos!) - Na última semana, estive em Las Vegas, participando de uma conferência mundial promovida pela IBM - o IBM Pulse 2012. O evento foi sensacional, contando com uma infinidade de palestras interessantes (às vezes coincidindo horário), pessoas influentes externando seu ponto de vista sobre alguns assuntos atuais e sobre os próximos passos, atrações intercalando as sessões diárias de abertura e muito conhecimento adquirido. Dentre toda esta enxurrada de informações, gente interessante, experiências e uma pitada de glamour, uma atração em especial me chamou mais a atenção: Steve Wozniak, ou apenas Woz.

Woz, entre outras coisas (leiam mais no link), foi co-fundador da Apple junto com Steve Jobs e inventor de tecnologias fundamentais ao que conhecemos por microcomputador hoje em dia. Senti-me particularmente emocionado e deixei escapar uma lágrima, quando Woz falou sobre o início de sua trajetória e de sua motivação para inventar e inovar, que veio da vontade de construir jogos para seus amigos, tanto que algumas invenções revolucionárias foram, sem qualquer malícia, compartilhadas  de forma gratuita com Steve Jobs e com Bill Gates, dois dos homens de negócios mais bem sucedidos que a Tecnologia da Informação (TI) já conheceu e que, na época, faziam parte do seu clube de nerds programadores.


Recordei-me de que eu, quando comecei a escrever meus primeiros programas, em 1994, na linguagem BASIC (a mesma usada por Woz para escrever muita coisa legal), era movido pelo mesmo sentimento. Escrevi corridas de cavalo, forcas, jogos de memória e até mesmo um RPG, que me consumiu muito tempo (coisa de alguns meses). O êxtase acontecia quando conseguia reunir um ou mais amigos para jogar comigo. Naquela época já existiam alguns videogames fantásticos, como o Mega Drive e o Super Nintendo, mas a galera me dava uma moral...

Não vou me alongar no post, que a seguir esta linha, tem chances de ficar enorme (de verdade). Mas a mensagem que eu gostaria de compartilhar aqui é: Woz inventou e inovou. Seu principal combustível foi o amor ao que fazia e à quem fazia. É isso pessoal, para mudarmos o mundo não é preciso muito mais do que criatividade, amor ao próximo e, claro, trabalho duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares